MUNDO
Horas após apagão, alguns dispositivos continuam com tela azul; Microsoft admite bug
Horas após o apagão cibernético que atingiu diversos setores mundialmente, alguns equipamentos seguem sem funcionamento. A Microsoft admitiu, por meio de uma nota, que um problema segue deixando as telas dos computadores azuis, mas que estão trabalhando para ajudar os clientes na recuperação.
“Estamos cientes de um cenário em que os clientes enfrentam questões com suas máquinas, causando uma verificação de bug (tela azul) devido a uma atualização recente do CrowdStrike. Recomendamos que os clientes sigam as orientações fornecidas pela CrowdStrike”, disse um porta-voz da Microsoft.
“Hoje cedo, uma atualização do Crowdstrike foi responsável por derrubar vários sistemas de TI em todo o mundo. Estamos apoiando ativamente os clientes para ajudar em sua recuperação.” incluiu.
Nas redes sociais, alguns usuários compartilharam imagens do problema, relatando que desde esta manhã não conseguem usar o computador.
Segundo Kurtz, apenas os computadores com Microsoft Windows foram afetados. Os sistemas operacionais Linux e MacOS não apresentaram instabilidade durante a manhã.
O que aconteceu
Um apagão global de tecnologia atingiu bancos, televisões, companhias aéreas e diversos outros serviços nesta sexta-feira (19).
O problema ocorreu devido a uma falha em sistemas operacionais da CrowdStrike, empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos com mais de 20 mil assinantes em todo o mundo que presta serviço para a Microsoft.
George Kurtz, CEO da CrowdStrike, pediu desculpas pela falha global nos sistemas cibernéticos que começou na madrugada desta sexta-feira. Durante uma entrevista à NBC, Kurtz afirmou no LinkedIn da empresa que o problema “já foi resolvido” e a prioridade agora é recuperar os sistemas afetados pela queda generalizada.
Vulnerabilidade dos sistemas
Com o incidente, surge a preocupação se os sistemas de empresas podem ficar vulneráveis a ataques após esta pane.
Além disso, há também outro ponto a ser considerado: dados podem ser perdidos definitivamente após um apagão.
Em entrevista ao Byte, o especialista em cibersegurança e Gestão de Riscos, Claudinei Elias, afirma que os dados podem ser perdidos após um apagão, especialmente se não houver backups adequados.
“Durante um apagão, arquivos em processo de escrita podem ser corrompidos, e sistemas podem sofrer danos que dificultam a recuperação de dados. É crucial ter um plano de backup robusto e regular para minimizar o risco de perda permanente de dados”, explica Elias, Partner e CEO da Ambipar ESG.
Sobre a vulnerabilidade a ataques hackers, o especialista comenta que durante a recuperação de um apagão, os sistemas podem operar em modos de emergência ou ter vulnerabilidades expostas, o que pode ser explorado por hackers.
“Além disso, a desorganização e o caos que seguem um apagão podem proporcionar oportunidades para ataques direcionados”, diz o CEO da Ambipar ESG.