MUNDO
Imagem mostra reféns israelenses libertados pelo Hamas reencontrando familiares

As Forças de Defesa de Israel divulgaram vídeos nesta segunda-feira, 13, mostrando os momentos em que réfens reencontraram suas famílias, em Israel, após serem libertados pelo Hamas. Entre os registros, estão Eitan Mor e Omri Miran.
Eitan Mor tem 25 anos e trabalhava como segurança em um festival de música. Segundo o pai dele à BBC News, o jovem salvou várias pessoas antes de ser sequestrado por homens armados do Hamas. Em fevereiro deste ano, a família de Mor recebeu um sinal de vida dele e, depois, ficou sabendo por um refém libertado que Mor atuava como um “porta-voz junto aos sequestradores” e “mantinha o ânimo de todos”.
Já Omri Miran tem 48 anos e foi sequestrado em sua casa, em Nahal Oz. A esposa e as duas filhas do casal não foram levadas junto. Em abril deste ano, o Hamas divulgou imagens de Omri celebrando o aniversário. Na ocasião, a esposa dele, Lishay, comentou: “Eu sempre disse e sempre soube: Omri é um sobrevivente”.
‘É o fim de uma era de terror e morte’
O Hamas libertou os últimos 20 reféns israelenses sobreviventes nesta segunda-feira, 13, sob um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, discursou no Parlamento de Israel hoje e afirmou que a libertação dos últimos reféns israelenses sobreviventes pelo Hamas e o encerramento da guerra na Faixa de Gaza é “o fim de uma era de terror e morte”.
“Depois de dois anos terríveis na escuridão, 20 reféns estão voltando para os braços de suas famílias, é um dia glorioso. Outros 28 entes queridos vão voltar para descansar no seu solo sagrado. Depois de tantos anos de guerra, as armas estão silenciosas e o sol está nascendo numa região de paz, uma região que vai viver, se Deus quiser, em paz por toda a eternidade”, iniciou Trump.
“Não é apenas o fim de uma guerra, é o fim de uma era de terror e morte, o início de uma era de fé e esperança. É o início de uma uma longa harmonia para Israel e todas as nações, uma região que vai ser magnífica. Acredito muito nisso. É um novo Oriente Médio que está nascendo”, acrescentou.
O republicano foi ovacionado de pé ao discursar no Knesset, o Parlamento israelense, e disse que o término do conflito entre Israel e Hamas promove a paz no Oriente Médio.
Durante sua fala, Trump também agradeceu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu: “Quero expressar a minha gratidão para um homem de muita coragem, que fez muito para tornar esse momento possível. Ele não é facil de negociar, mas é isso que o faz grande. Muito obrigado pelo grande trabalho”.
