MUNDO
Israel divulga vídeo da família de líder do Hamas usando bolsa de luxo e ‘túnel VIP’ em Gaza
Israel publicou recentemente um vídeo com o objetivo de desgastar a imagem de Yahia Sinwar, ex-líder do Hamas, morto em Gaza. A peça central desse material é uma bolsa de luxo Hermès Birkin, que aparece sendo carregada por Samar Abou Zamar, esposa de Sinwar, durante uma gravação que teria sido feita em um ‘túnel VIP’ subterrâneo antes do ataque do Hamas a Israel, em 6 de outubro de 2023. As informações são do jornal El País.
O vídeo, divulgado pelo Exército israelense, mostra a esposa de Sinwar com a bolsa de luxo em um túnel, e portas-vozes militares também afirmam que no local havia outros itens como colchões, televisões e alimentos, enquanto grande parte da população de Gaza sofre com a falta de recursos básicos.
Esse contraste foi amplamente explorado pelas autoridades israelenses, que buscam enfraquecer a imagem de Sinwar, sugerindo que ele teria protegido sua família em abrigos luxuosos, enquanto a população comum de Gaza permaneceu exposta aos riscos da guerra.
Segundo a versão oficial, essa gravação foi feita entre as noites de 6 e 7 de outubro de 2023, poucas horas antes de militantes do Hamas realizarem um ataque que deixou cerca de 1.200 mortos em território israelense. As autoridades de Israel atribuem a autoria intelectual desse ataque a Yahia Sinwar.
O vídeo, que tem mais de três minutos, sugere que Sinwar já esperava uma retaliação das forças israelenses e tomou medidas para proteger a si e sua família, enquanto deixava a população vulnerável. As imagens mostram Sinwar fazendo diversas idas ao túnel acompanhado de sua esposa e dois menores, possivelmente seus filhos. Apesar de o vídeo ter sido obtido pelos serviços israelenses meses antes, ele só foi divulgado após a morte de Sinwar.
Avichay Adraee, porta-voz do Exército israelense, questionou ironicamente nas redes sociais se a esposa de Sinwar estaria usando uma bolsa avaliada em mais de 30 mil dólares, enquanto os residentes de Gaza enfrentam dificuldades extremas. A imagem gerou indignação e discussões, tanto nas redes quanto na mídia.
No entanto, a campanha também despertou críticas. Alguns argumentam que o foco na bolsa de luxo desvia a atenção das questões mais amplas da guerra e do conflito entre Israel e o Hamas. Mauricio Lapchik, membro da ONG Peace Now, classificou a campanha como “propaganda” e criticou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu por, segundo ele, também viver em meio ao luxo enquanto jovens israelenses morrem diariamente no conflito.
A estratégia de Israel visa contrapor a narrativa que mitificava Sinwar entre os palestinos, mostrando-o como alguém que cuidava de sua própria sobrevivência e da família, enquanto liderava ataques que resultaram em grandes perdas.
A bolsa Birkin, utilizada pela esposa de Sinwar no vídeo, caso seja original, é conhecida por seu status icônico entre celebridades e figuras da moda, com um valor de mercado que pode chegar a dezenas de milhares de dólares. Esse detalhe foi explorado para ilustrar o suposto contraste entre a vida confortável dos líderes do Hamas e as condições difíceis enfrentadas pelos civis.