Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Joe Biden não reconheceu George Clooney em evento de Hollywood em 2024, diz livro

Publicado em

Livro ainda não publicado aponta que assessores de Biden tentaram esconder sua 'deterioração mental' Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Joe Biden não reconheceu Geroge Clooney em um evento beneficente de Hollywood. O episódio aconteceu cinco meses antes das eleições presidenciais americanas, em junho de 2024, quando o ex-presidente dos Estados Unidos ainda estava no poder.

A história é apontada no novo livro Pecado original: O declínio do presidente Biden, seu acobertamento e sua escolha desastrosa de concorrer novamente. A obra, escrita pelo âncora da CNN Jake Tapper e pelo repórter da Axios Alex Thompson, será lançada pela editora Penguin, nos Estados Unidos, em 20 de maio.

Segundo o livro, Clooney, um dos atores mais aclamados de Hollywood, tentou puxar assunto com Biden, que não pareceu reconhecê-lo e deu-lhe respostas curtas. O então presidente só teria cumprimentado o ator depois do toque de um assessor: “Ah, sim! Oi, George!”.

Continua depois da publicidade

Clooney teria ficado surpreso com o quão “diminuído” Biden parecia no evento. “Biden saiu mancando da esquina. Clooney sabia que o presidente tinha acabado de chegar da Cúpula dos Líderes do G7 na Apúlia, Itália, naquela manhã e que poderia estar cansado, mas ele não esperava por isso”, escreveram os autores.

“O presidente parecia severamente diminuído, como se tivesse envelhecido uma década desde que Clooney o viu pela última vez em dezembro de 2022. Ele dava passinhos curtos e tinha um assessor o guiando pelo braço”, acrescentaram.

Após o evento, Clooney, um dos principais arrecadadores de recursos para os democratas e aliado próximo de Biden, escreveu um artigo de opinião para o jornal The New York Times. No texto, ele afirmou que o Biden do evento não era o mesmo de 2020 e pediu publicamente ao então presidente que deixasse a disputa pela reeleição. A publicação causou desconforto no alto escalão da campanha.

O episódio de Clooney teria sido apenas um entre vários momentos em que apoiadores de peso, inclusive o ex-presidente Barack Obama, líderes no Congresso e financiadores, expressaram preocupações com a idade e o desempenho de Biden, mas evitaram confrontá-lo diretamente. À época da campanha, ele tinha 81 anos e apresentou sinais de senilidade em diversas aparições públicas.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress