MUNDO
Kevin Joseph Farrell: quem é o carmelengo, homem que governa o Vaticano na ausência do papa

Após a morte do papa Francisco, a responsabilidade pela administração da Igreja Católica e do Vaticano até a escolha de um novo pontifice fica a cargo do carmelengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 14 de fevereiro de 2019.
A palavra camerlengo vem do latim medieval camarlingus, que, em tradução livre, significa “funcionário da câmara do soberano”.
Além de atuar durante a ausência do papa, o camerlengo tem outras funções essenciais dentro da Igreja, como organizar o funeral do pontífice e conduzir o conclave para a escolha do sucessor.
O cardeal Farrell assumiu essas funções, por exemplo, quando Francisco ficou mais de um mês, entre fevereiro e março, internado no Hospital Gemelli para tratar de uma pneumonia bilateral.
O carmelengo é irlandês, nascido em Dublin, e tem 77 anos. Ele estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e em seguida na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Farrell ingressou na carreira religiosa em 1966, por meio da Congregação dos Legionários de Cristo, e foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1978, no Vaticano, pelo cardeal Eduardo Francisco Pironio.
Foi capelão na Universidade de Monterrey, no México, e professor de Estudos Econômicos e responsável pelos seminários e escolas de Legionários de Cristo na Itália, Espanha e Irlanda.
Em 9 de outubro de 2016, foi nomeado cardeal, e em 19 de dezembro do mesmo ano, recebeu o anel cardinalício, o barrete e o título de cardeal-diácono de São Juliano Mártir. Em 2019, se tornou carmelengo da Igreja Católica, e, em 1º de junho de 2022, foi nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Desde 1° de janeiro de 2024, é presidente da Suprema Corte do Estado da Cidade do Vaticano.
