MUNDO
Kremlin vê progresso em negociação de paz na Ucrânia, mas contatos com EUA são complicados

O Kremlin disse nesta sexta-feira que já houve algum progresso nas conversações sobre um possível acordo de paz para acabar com a guerra na Ucrânia, mas que os contatos com os Estados Unidos estão bastante complicados.
“Os contatos são bastante complicados, porque, naturalmente, o tema não é fácil”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres.
“A Rússia está comprometida com a resolução desse conflito, garantindo seus próprios interesses, e está aberta ao diálogo. Continuamos a fazer isso.”
O presidente dos EUA, Donald Trump, deixará de tentar intermediar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia dentro de alguns dias, a menos que haja sinais claros de que um acordo possa ser feito, disse o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nesta sexta-feira.
Perguntado se os Estados Unidos poderiam se retirar da busca por um acordo de paz na Ucrânia, Peskov disse que essa é uma questão para Washington.
“Acreditamos que alguns progressos já podem ser observados”, disse Peskov, citando uma moratória temporária sobre ataques contra a infraestrutura de energia, embora ele tenha dito que a Ucrânia não aderiu a ela.
“Portanto, certos desenvolvimentos já foram alcançados, mas, é claro, ainda há muitas discussões complexas pela frente.”
Peskov, quando perguntado se a moratória de energia havia acabado, disse que já havia se passado um mês, mas que nenhuma ordem do presidente havia sido recebida para mudar a posição da Rússia.
