MUNDO
Latam demite pilotos de avião que bateu a cauda em decolagem, diz site
A Latam demitiu os três pilotos envolvidos no incidente da decolagem do Boeing 777-300, que bateu e arrastou a cauda ao levantar voo no Aeroporto de Malpensa, em Milão, com destino a Guarulhos, segundo informações do g1. O incidente é conhecido na aviação como ‘tail strike’.
Questionada pelo Terra, a companhia aérea respondeu que “não irá comentar o tema”.
Após uma investigação da Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV), foi apontado que o incidente foi causado por dados errados terem sido incluídos no computador de bordo.
No incidente, o avião se arrastou por 725 metros na pista antes de decolar, deixando um buraco de até seis centímetros no asfalto. O caso aconteceu em julho, com 398 passageiros a bordo.
Após sair do chão, a aeronave voou em círculos para despejar todo o combustível e, então, pousou novamente no mesmo local. Ninguém ficou ferido e todos os passageiros foram realocados em outros voos.
Na cabine, estavam três comandantes no momento do ‘tail strike’. Um instrutor, um em treinamento e um de apoio, que assumiria o controle durante o de descanso dos outros dois, formavam a equipe do voo.
A publicação também destacou que a Latam considerou o incidente como grave, já que poderia ser evitado por checagem cruzada. Além disso, os milhões de dólares de custos para o conserto da aeronave pesaram na decisão tomada pelo conselho.