A maior obra do mundo está sendo realizada na China, gigante país asiático que constrói a represa conhecida como Três Gargantas. O projeto é tão grandioso que fez com que o planeta Terra tivesse sua rotação alterada e o eixo deslocado, de acordo com informações divulgadas pela Nasa.
Como foi apontado pela Nasa, a Terra viu sua rotação desacelerar em 0,06 microssegundos por dia e o eixo deslocado em 2 centímetros devido à grande massa de água de 40 bilhões de metros cúbicos abrigados na represa. No ano passado, uma nova obra no local foi confirmada sob o investimento de 167 bilhões de dólares (cerca de R$ 875 bilhões na cotação atual).

A nova represa será ainda maior do que a das Três Gargantas e vai produzir uma quantidade estimada de energia quase três vezes superior à da construção anterior. Ao todo, serão cinco represas em cascata que gerarão 300 bilhões de kWh anuais para a China e que tem levado nações vizinhas, como Índia e Bangladesh, a muitas preocupações.
Obra gigante na China foi capaz de mudar a rotação da Terra
A estimativa é de que a construção só seja 100% concluída em 2030, fazendo com que a China avance ainda mais na transição energética. Por outro lado, Índia, Bangladesh e o próprio Tibete acreditam que a obra dessa magnitude pode trazer graves consequências para a região.
O maior temor é que haja terremotos na região e o que poderia acontecer caso a represa tivesse algum problema no futuro. Essa grande massa de água deixou os moradores da região em alerta para possíveis desastres. A represa chinesa será a maior do mundo, assim como o maior projeto hidrelétrico já construído.









