MUNDO
Mais de 20 brasileiros tentam sair de Gaza pela fronteira do Egito com a ajuda do governo
Atualmente, 25 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza, no estado da Palestina, tentam de alguma maneira sair da região. Eles já estão reunidos e pediram ajuda ao governo Lula para conseguir chegar em segurança até a fronteira do Egito. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o Brasil negocia com o país a abertura de uma passagem para o grupo entrar no território egípcio.
Ao cruzar a fronteira, eles seguirão para o aeroporto do Cairo, onde devem pegar um avião para voltar à terra natal. Pessoas e organizações de Gaza que se dispuseram a ajudar o grupo estão em contato com o escritório do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, além de interlocutores do Hamas, que controla a área da Palestina.
A urgência para retirar o grupo da cidade é porque eles estariam em situação de maior vulnerabilidade, conforme aponta a colunista, em comparação a quem está em Israel.
A negociação com o Egito começou na noite de domingo, 8. A travessia pelo país é a única maneira de os 25 brasileiros saírem da Faixa de Gaza, pois o acesso por Israel está bloqueado. Com a fronteira fechada, o grupo está impedido de chegar ao aeroporto de Tel Aviv, para onde foram enviados seis aviões, por meio do Ministério da Defesa e das Relações Exteriores, para repatriar aqueles que estão em Israel. O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto por volta das 9h40 desta terça-feira, 10.
O Ministério de Relações Exteriores informou que os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.