MUNDO
Microsoft afirma que pane foi consertada, mas Office 365 continua com problemas
A Microsoft se pronunciou sobre o apagão cibernético ocorrido nesta sexta-feira, 19, que afetou serviços importantes em vários países pelo mundo. Entre os envolvidos, estão companhias aéreas, bancos, redes de comunicação e finanças. Agências internacionais informaram que os mais atingidos foram os clientes da Microsoft. No Brasil, há relatos de pane em alguns bancos.
Segundo a empresa, a causa da pane já foi consertada, no entanto, o Microsoft Office 365 ainda está sendo impactado. Na manhã desta sexta-feira, a empresa emitiu um comunicado falando sobre as falhas no sistema Azure, uma plataforma de nuvem.
A Azure utiliza o Falcon como ferramenta de segurança, que é da empresa CrowdStrike. Ele serve para detectar e monitorar invasões e ações de hackers, por exemplo. A causa da pane global teria sido um problema no sistema Crowdstrike.
Causa do apagão
De acordo com informações da CNN Internacional, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, informou que a empresa atende clientes de governos e grande corporações, e que o incidente não está sendo tratado como um ataque cibernético.
O apagão está, possivelmente, relacionado a um software antivírus corporativo da CrowdStrike. Uma falha no sensor Falcon, do sistema operacional Windows, seria a causa dos problemas.
No X, antigo Twitter, George Kurtz escreveu que a empresa está trabalhando para normalizar a situação. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, diz a publicação
“Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes, e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, finaliza o post.
Impacto pelo mundo
No Brasil, os relatos de problemas com o apagão cibernético começaram por volta das 7h desta manhã. Usuários relataram dificuldades em acessar aplicativos de bancos, mas ainda não há informações sobre se a instabilidade estaria relacionada ao apagão global.
Segundo o Bradesco informou por meio de nota ao Terra, “em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas, como a Delta, United e American Airlines, suspenderam todos os voos devido a problemas de comunicação, segundo a Administração Federal de Aviação.
Na Alemanha, o aeroporto de Berlim Brandenburg, também teve voos suspensos, alegando um “problema técnico”. Na Espanha, todos os terminais aéreos tiveram interrupções devido a problemas de informática. Em Hong Kong, algumas companhias aéreas foram afetadas devido a uma falha nos serviços da Microsoft.
No Reino Unido, uma operadora ferroviária alertou sobre cancelamentos de trens devido a problemas relacionados à informática. Grandes filas se formaram no aeroporto de Sydney, na Austrália, pelo mesmo motivo.
As autoridades informaram que os serviços estão sendo reestabelecidos gradualmente, e que estão trabalhando para resolver os problemas.