Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Morre Papa Francisco: autoridades prestam homenagens

Publicado em

Um mês após receber alta hospitalar, papa Francisco, de 88 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira, 21.

Ao redor do mundo, autoridades e e chefes de Estado começaram a prestar homenagens ao primeiro pontífice latino-americano. Confira algumas reações:

Luiz Inácio Lula da Silva

Continua depois da publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do papa Francisco, na manhã desta segunda-feira, 21, classificou o pontífice como “uma voz de respeito e acolhimento ao próximo” e decretou luto de sete dias no Brasil.

Lula destacou o legado do argentino que comandou a Igreja Católica por 12 anos e ainda relembrou os encontros dele e da primeira-dama, Janja, com o Papa Francisco. “Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.”

“Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda”, completou Lula. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, finalizou.

Rosângela Lula da Silva (Janja)

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, também se manifestou: “Acordamos com a triste notícia da partida do nosso amado Papa Francisco. Ele, que diariamente viveu para pregar a palavra da fraternidade, da solidariedade e da paz entre os povos nos deixa hoje, mas seus ensinamentos seguem em nossos corações para sempre. Um Papa latino que, com sua simplicidade e com o verdadeiro amor ao próximo, sempre esteve ao lado dos mais pobres, vulneráveis e marginalizados e que em sua última aparição pública, tão simbólica no domingo de Páscoa, dirigiu suas palavras ao povo de Gaza, ressaltando a situação humanitária dramática vivida pelos palestinos, e reforçando que não é possível haver paz no mundo sem um verdadeiro desarmamento.”

“Levo diariamente comigo as palavras que me disse em nosso último encontro, em fevereiro deste ano, quando me entregou uma imagem dizendo: “Não deveria haver diferença entre os homens, todos devem se olhar nos olhos. O único momento em que devemos olhar para alguém de cima para baixo é para dar a mão e ajudar a essa pessoa a se reerguer”, completou.

Continua depois da publicidade

Javier Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei lamentou a morte do papa, enfatizando que a honra de poder conhecê-lo, a bondade e a sabedoria do chefe da Igreja católica.

“É com profunda tristeza que soube nesta triste manhã que o Papa Francisco, Jorge Bergoglio, faleceu hoje e agora descansa em paz. Apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos nós que hoje lidamos com esta triste notícia”, escreveu o chefe de Estado no X, o antigo Twitter.

Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou um recado no X. “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações. – Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza.”

Luís Roberto Barroso, presidente do STF

“A espiritualidade verdadeira é a expressão do bem, do amor e da paz, com sabedoria, tolerância e compaixão. O Papa Francisco encarnou essas virtudes como poucas lideranças nos dias de hoje. E a elas acrescentou o carisma e a empatia. A compreensão em lugar dos dogmas. Num tempo em que há muita escuridão, foi uma luz iluminando a humanidade. A história o reconhecerá como um dos maiores”.

Emmanuel Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, também se pronunciou. Em nota pública no X, ele mandou uma mensagem de acolhimento para todos os católicos do mundo.

“De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que unisse as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança renasça infinitamente além dele. A todos os católicos, a um mundo enlutado, minha esposa e eu enviamos nossos pensamentos”.

O papa Francisco fez sua última aparição pública no domingo, 20, durante as celebrações da Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano, para uma caminhada surpresa. O pontífice foi eleito em 2013 após a renúncia de Bento XVI.

Família Real do Reino Unido

O rei Charles III e a rainha Camilla lamentaram a morte do papa e afirmaram que ficam com os “corações pesados, mas ao mesmo tempo aliviados em saber que Sua Santidade pôde compartilhar uma mensagem de Páscoa com antes de sua partida”.

“Minha esposa e eu ficamos profundamente tristes ao saber da morte do Papa Francisco. Nossos corações pesados foram de certa forma aliviados, no entanto, ao saber que Sua Santidade pôde compartilhar uma mensagem de Páscoa com a Igreja e com o mundo que serviu com tanta devoção ao longo de sua vida e ministério. Sua Santidade será lembrado por sua compaixão, por sua preocupação com a unidade da Igreja e por seu incansável compromisso com as causas comuns de todas as pessoas de fé, e com aqueles de boa vontade que trabalham em benefício dos outros. Sua crença de que o cuidado com a Criação é uma expressão existencial de fé em Deus ressoou com tantas pessoas ao redor do mundo. Através de seu trabalho e cuidado tanto com as pessoas quanto com o planeta, ele tocou profundamente a vida de muitos”.

No texto, Charles ainda afirma que fica comovido de poder ter encontrado o pontífice algumas vezes. A última vez, inclusive, foi uma visita juntamente com a rainha em abril.

“Enviamos nossas mais sinceras condolências e profunda solidariedade à Igreja que ele serviu com tanta determinação, e às inúmeras pessoas ao redor do mundo que, inspiradas por sua vida, estarão de luto por esta perda devastadora de um fiel seguidor de Jesus Cristo”.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, relembrou a visita que o pontífice fez ao Brasil em razão da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Além disso, o político, assim como fizeram outros, exaltou qualidades do ex-chefe da igreja, como humildade, coragem e fé.

“Francisco nos deixa um dia após a Páscoa, da ressurreição de Cristo e a vitória da vida sobre a morte. Cumpriu com louvor sua missão ao comandar a Igreja em tempos tão desafiadores. Tive a oportunidade de estar com o Santo Padre algumas vezes, sobretudo em razão da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Não me lembro de ter estado com nenhuma outra pessoa que emanasse tanta humildade, coragem e fé”.

“Jamais me esqueço quando ele pediu para que nós, brasileiros, permitíssemos que ele pudesse adentrar em nossos corações, assim como Jesus fez no Evangelho. Francisco nos ensinou, acima de tudo, que o amor de Jesus Cristo é o que une, cura e salva. Fez da misericórdia seu ministério, da humildade seu testemunho e da justiça seu clamor. Ensinou que a Igreja é casa de portas abertas e que o abraço de Deus alcança todos, sem exceção. Nosso pastor descansou. Resta a nós agradecer pelas suas palavras. Por ter sido um irmão que inspirou. Pelo ser humano que, como São Francisco de Assis, amou toda criatura desta Terra”.

Anthony Albanese

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, também prestou sua homenagem ao papa. Em seu pronunciamento, ele falou sobre o legado de paz deixado por Francisco.

“A compaixão do Papa Francisco abraçava toda a humanidade […] Ele nos incentivava a lembrar de tudo aquilo que compartilhamos em comum e pedia ao mundo que ouvisse o ‘grito da terra’, nossa casa comum. Ele convidou líderes mundiais a se juntarem a ele e: emergirem da sombria noite das guerras e da devastação ambiental para transformar nosso futuro comum no alvorecer de um novo e radiante dia”.

De acordo Albanese, a memória e o exemplo de sua compaixão perdurará por Eras. “Enquanto lamentamos sua morte, celebramos o dom de sua vida e de sua presença entre nós, e nos apegamos à verdade ressonante de sua última homilia pascal. Que Deus acolha o Papa Francisco na vida eterna”.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress