Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

‘Não há indícios de ciberataque’, afirma Conselho Europeu sobre apagão na Europa

Publicado em

Consumidores fazem compras no escuro durante apagão em Barcelona, na Espanha, nesta segunda-feira, 28 Foto: Sandra Montanez /GettyImages

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, informou na manhã desta segunda-feira, 28, que “até o momento, não há indícios de ciberataque” que tenha provocado o apagão em Portugal e na Espanha. Partes da França também foram afetadas.

Em uma publicação em sua conta na rede social X (antigo Twitter), Costa diz estar em contato com Pedro Sánchez e Luís Montenegro sobre os cortes de energia generalizados nos dois países.

“As operadoras de rede elétrica de ambos os países estão trabalhando para encontrar a causa e restaurar o fornecimento de energia”, afirma na publicação.

Continua depois da publicidade

Ele reforça que as causas dos incidentes ainda estão sendo investigadas. “Até o momento, não há indícios de qualquer ataque cibernético”, diz.

Mais cedo, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal disse que o apagão pode ter ocorrido devido a “um ciberataque”. “Há essa possibilidade, mas não está confirmada”, disse Manuel Castro Almeida à RTP 3.

Já sobre as causas do incidente, a Redes Energéticas Nacionais (REN) informou que “as interrupções no fornecimento de energia eléctrica em Portugal resultaram de uma falha na rede eléctrica espanhola, relacionada com um fenómeno atmosférico raro”, segundo a Reuters.

“Devido a variações extremas de temperatura no interior da Espanha, verificaram-se oscilações anómalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV), um fenómeno conhecido por vibração atmosférica induzida por Ging. Estas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada, disse a empresa.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress