Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Netanyahu não descarta possibilidade de assassinar líder supremo do Irã: ‘Acabaria com conflito’

Publicado em

Benjamin Netanyahu afirma que assassinato de líder supremo do Irã 'acabaria com o conflito' Foto: Divulgação/ABC News

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira, 16, que atacar o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, acabaria “de uma vez por todas” com o conflito entre Israel e Irã.

Donald Trump rejeitou a sugestão israelense de assassinar Ali Khamenei, preocupado que isso pudesse intensificar a guerra. Em entrevista à ABC News, Netanyahu comentou o posicionamento negativo dos EUA: “Isso não intensificaria o conflito, isso acabaria com o conflito”.

Continua depois da publicidade

Israel lançou ataques contra o Irã na última sexta-feira, 13, matando 78 pessoas e deixando outras 329 feridas na capital Teerã.

Segundo as forças armadas israelenses, os ataques em larga escala tinham como alvo instalações nucleares, fábricas de mísseis balísticos e comandantes militares no início de uma operação prolongada para impedir que Teerã construísse uma arma atômica.

Continua depois da publicidade

“Tivemos meio século de conflitos disseminados por este regime que aterroriza a todos no Oriente Médio. A ‘guerra eterna’ é o que o Irã quer, e eles estão nos levando à beira de uma guerra nuclear. Na verdade, o que Israel está fazendo é impedir isso, pondo fim a essa agressão, e só podemos fazer isso enfrentando as forças do mal”, disse o primeiro-ministro à ABC News.

De acordo com Netanyahu, os bombardeios também têm como objetivo atingir os principais cientistas nucleares do Irã, e que isso também seria de interesse dos Estados Unidos.

“Hoje é Tel Aviv. Amanhã é Nova York. Olha, eu entendo ‘América Primeiro’ e não ‘América Morta’. É isso que essas pessoas querem. É uma batalha do bem contra o mal. A América está, deveria estar e está ao lado do bem. É isso que o presidente Trump está fazendo, e eu aprecio profundamente seu apoio”, declarou.

Continua depois da publicidade

A sede da TV estatal IRIB em Teerã foi bombardeada por Israel nesta segunda-feira, 16, enquanto a âncora Sahar Emami estava no ar, ao vivo. Emami falava sobre os ataques de Israel ao Irã. “O que vocês estão ouvindo é o som do agressor. Vocês ouvem o agressor atacando a verdade”, disse momentos antes do bombardeio.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement