Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

‘Nossos países farão grandes progressos juntos’, diz Trump após conversa com Lula

Publicado em

Trump assistindo ao discurso de Lula na ONU Foto: UN Photo/Mark Garten/Divulgação / Estadão

Após uma videoconferência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira, 6, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou o resultado do diálogo em suas redes sociais. Ele classificou a conversa como “muito produtiva” e adiantou que novos encontros estão planejados. O governo brasileiro, que pediu o fim do tarifaço e das sanções aplicadas contra o País, também avaliou o diálogo de forma positiva.

“Esta manhã, tive uma conversa telefônica muito produtiva com o presidente Lula, do Brasil”, escreveu Trump. “Discutimos muitos temas, mas o foco principal foi na economia e no comércio entre os nossos dois países.”

Continua depois da publicidade

Segundo americano, haverá “novas discussões”. “E nos encontraremos num futuro próximo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países farão grandes progressos juntos!”, publicou Trump.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também participou da videoconferência, já havia avaliado que a reunião “foi positiva”. Em nota, o Palácio do Planalto reforçou que o diálogo entre os líderes manteve “tom amistoso”.

Continua depois da publicidade

Segundo a nota do governo federal, “os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”.

O presidente Lula caracterizou o contato como uma oportunidade para restaurar as relações amigáveis de 201 anos entre as duas democracias. Ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços e solicitou a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para conduzir as negociações seguintes com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e Haddad.

Continua depois da publicidade

Alckmin avaliou que a reunião superou as expectativas do governo brasileiro. “Uma conversa proveitosa. Agora teremos os desdobramentos, com novos diálogos entre o presidente Lula e o presidente Trump, que inclusive trocaram seus telefones pessoais, e também entre as equipes. A conversa foi muito boa, melhor até do que esperávamos, e estamos muito otimistas de que vamos avançar”, disse ele.

O vice-presidente demonstrou otimismo com os desdobramentos práticos do diálogo. “Estamos muito otimistas que a gente vai avançar para o ganha-ganha”, afirmou, sinalizando a expectativa de investimentos recíprocos e a resolução da questão tarifária.

Continua depois da publicidade

Os dois líderes concordaram em realizar um encontro presencial em breve. O presidente Lula sugeriu como possível cenário a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia. Ele também reiterou o convite a Trump para a COP30, em Belém (PA) em novembro, e manifestou disponibilidade para visitar os Estados Unidos.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement