MUNDO
O que é o ‘peixe do juízo final’?

O peixe-remo, também conhecido como “peixe do juízo final”, foi visto se debatendo em uma praia na Baixa Califórnia do Sul, no México. Por habitar águas profundas, o avistamento é considerado algo raro. No vídeo, o animal, ainda vivo, é ajudado por banhistas a voltar para a água.
A fama do peixe, sobretudo, ganhou repercussão nas últimas décadas e algumas lendas estão por trás de seu aparecimento. Por isso, descubra melhor de onde vem os “presságios” desse animal abaixo.
O que é o ‘peixe do juízo final’?
Algumas lendas japonesas relacionam o peixe-remo a desastres naturais. Conhecido como “Ryugu no tsukai” (“Mensageiro do Palácio do Deus do Mar”), ele ganhou maior notoriedade depois do terremoto seguido de um tsunami em Fukushima, no Japão, em 2011, quando alguns peixes-remos foram encontrados nas costas do país antes do desastre.
Como é o peixe do juízo final?
O peixe-remo tem um corpo achatado e alongado. Alguns exemplares chegam até 11 metros de comprimento. Eles podem ser encontrados em até 1.000 metros de profundidade e são sensíveis às mudanças em seu habitat. Apesar de não se ter uma certeza científica, seria essa sua característica que explicaria o seu título de “prever” desastres iminentes.
