Search
Close this search box.
RIO BRANCO

MUNDO

O que se sabe sobre o acidente com helicóptero do presidente do Irã

Publicado em

O helicóptero que levava o Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e outros três tripulantes caiu na tarde deste domingo, 19, na região de Varzaghan, cidade da província do Azerbaijão Oriental, no nordeste do Irã. O líder do país islâmico regressava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem na fronteira do Irã com a República do Azerbaijão. Não há sobreviventes.

Abaixo, o Terra traz alguns pontos para você entender mais sobre o acidente que matou Raisi.

Quem eram as vítimas? 

Continua depois da publicidade

Junto com presidente estavam o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Leste do Azerbaijão, Malek Rahmati, e o condutor da oração de sexta-feira de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem.

Ebrahim Raisi, o oitavo presidente do Irã, tinha 63 anos. Ele nasceu na cidade de Mashhad e foi eleito presidente em 2021. Antes disso, atuou como chefe do Judiciário e procurador-geral. Raisi também foi membro do Conselho de Conveniência.

Como foi realizado o resgate? 

De acordo com a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA, na sigla em ingês), após o acidente, as tentativas de resgate e de localizar a aeronave ocuparam boa parte do domingo. Equipes das forças armadas ajudaram nas buscas e procuraram na área montanhosa que compõe a cidade de Varzaqan. O tempo estava nublado e chuvoso, o que dificultou a operação.

Governos de outros país, incluindo Arábia Saudita, Turquia e Rússia, ofereceram ajuda logística para realizar a operação de busca e resgate. Além disso, a Sociedade do Crescente Vermelho iraniano (IRCS) disse ter enviado mais grupos para ajudar a localizar o acidente — 46 equipes de resposta rápida e resgate das províncias do Azarbaijão Oriental, Teerã, Alborz, Ardabil, Zanjan e Azarbaijão Ocidental foram mobilizadas pelo órgão para ajudar na operação de busca e resgate.

Depois de 12 horas de buscas, os corpos foram localizados e enviados para o Leste do Azarbaijão.

Continua depois da publicidade

Causas do acidente? 

Segundo o governo iraniano, o helicóptero Bell 212, fabricado nos Estados Unidos, caiu por falhas técnicas em meio a péssimas condições metereológicas. A imprensa local, no entanto, especula que a aeronave não recebia peças sobressalentes para manutenção desde 1986.

Quem vai assumir o comando do Irã? 
O líder supremo da Revolução Islâmica do Irã, Seyyed Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe do Executivo.

 

Propaganda
Advertisement