Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Parte dos brasileiros na Faixa de Gaza está abrigada em escola

Publicado em

Uma parte dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza e que pediram ajuda ao governo federal para deixar a região ficará abrigada em uma escola. De acordo com o Itamaraty informou na noite desta quarta-feira (11/10), a medida é para evitar que eles sejam vitimas de bombardeios. Segundo a pasta, estão na escola 13 brasileiros. Os outros nacionais preferiram aguardar em casa. Segundo o governo, há negociações para que a escola não seja alvo de ataques.

De acordo com embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Palestina, 28 brasileiros aguardam serem retirados da Faixa de Gaza. Dessas, 15 são crianças. O plano é remover eles em dois ônibus que vão ser identificados com a bandeira do Brasil para evitar que sejam alvos de ataques.

A ideia é retirar esses brasileiros pela cidade de Rafah, que faz fronteira com o Egito. A passagem, no entanto, tem sido alvo de bombardeios de Israel. Além disso, o Brasil ainda não conseguiu autorização do Egito para fazer o resgate. O ministro Mauro Vieira telefonou para o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, que prometeu ajuda.

Continua depois da publicidade

Outro ponto de complicação é que a Faixa de Gaza está sem energia elétrica e os brasileiros correm o risco de ficar sem bateria no celular e, por isso, sem comunicação. Segundo o embaixador, os brasileiros estão economizando bateria para que isso não ocorra.

Corredor humanitário

Nesta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma carta aberta em que pede ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas  (ONU), António Guterres a criação de um corredor humanitário para que crianças e mulheres possam sair da região atingida pelo conflito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a proposta foi bem recebida por Guterres.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress