Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Planeta Terra vai ter dia mais curto do ano nesta quarta-feira; entenda

Publicado em

Terra terá o dia mais curto do ano nesta quarta-feira, 9 Foto: Imagem ilustrativa/Nasa/Unsplash

A Terra vai ter seu dia mais curto do ano nesta quarta-feira, 9. Isso acontece porque o planeta irá girar em torno do próprio eixo mais rápido do que o normal, fazendo com que o dia dure 1,30 milissegundo a menos.

Em média, a Terra leva 86.400 segundos para completar uma rotação, isto é, as 24 horas de um dia. Nesta quarta-feira, 9, o planeta irá acelerar um pouco o movimento, e irá completar a volta total com 1,30 milissegundos a menos, deixando o dia um pouco mais curto.

Apesar do fenômeno, ter um dia mais curto não é motivo de preocupação, já que o tempo que será “perdido” é menor do que um piscar de olhos – que dura cerca de 300 milissegundos.

Continua depois da publicidade

O fenômeno não é raro, e deve acontecer também nos dias 22 de julho e 5 de agosto deste ano. O dia 22 deve ser 1,38 milissegundo mais curto, e o dia 5 de agosto, 1,51 milissegundo mais curto. Nessas datas, a lua estará mais longe da linha do Equador.

Cientistas ainda não sabem exatamente o motivo por que isso acontece, mas explicam que, ao longo da história da Terra, as variações na rotação são comuns, e não representam nenhum motivo de preocupação.

O Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) mede continuamente a duração do dia com alto nível de precisão. Em 2020, o IERS percebeu que nosso planeta estava acelerando e tem ficado cada vez mais rápido desde então.

O IERS ocasionalmente adiciona um “segundo bissexto” ao ano para garantir que os relógios de alta precisão funcionem pontualmente. O segundo bissexto mais recente foi adicionado em 31 de dezembro de 2016.

Até 2020, o dia mais curto já registrado havia acontecido em 5 de julho de 2005, que teve duração de 1,0516 milissegundos a menos que 24 horas. Isso mudou naquele ano, já que 2020 teve os 28 dias mais curtos já observados, desde que os relógios atômicos começaram a ser usados, na década de 1960.

Um novo recorde foi registrado em 29 de junho de 2022, com 1,59 milissegundo a menos no dia.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement