MUNDO
Polônia enviará 4 jatos MiG-29 à Ucrânia nos próximos dias
A Polônia enviará à Ucrânia quatro caças MiG-29 nos próximos dias, anunciou o presidente polonês, Andrzej Duda, nesta quinta-feira, tornando-se o primeiro dos aliados de Kiev a fornecer tais aeronaves.
Um dos mais leais apoiadores da Ucrânia, o governo polonês assumiu um papel de liderança para persuadir aliados às vezes hesitantes a fornecer armamento pesado a Kiev. O governo polonês disse que qualquer transferência de jatos seria parte de uma coalizão.
“Em primeiro lugar, literalmente nos próximos dias, entregaremos, pelo que me lembro, quatro aeronaves para a Ucrânia em pleno funcionamento”, disse Andrzej Duda em entrevista coletiva. “O restante está sendo preparado, atendido.”
Na terça-feira, o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, disse que as entregas podem ser feitas dentro de quatro a seis semanas.
Duda disse que a Polônia tinha cerca de 10 a 20 jatos MiG 29.
Os aliados da Otan no antigo leste comunista, como a Polônia e a Eslováquia, têm sido partidários particularmente ativos de Kiev desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.