O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone neste sábado (31/1) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para alinhar um possível encontro, em Washington, entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump.
A data da visita, segundo nota divulgada pelo Itamaraty, ainda não foi definida. Além disso, segundo o órgão, ambos trataram de temas ligados à agenda bilateral, dentre eles assuntos comerciais e de cooperação na área de segurança.
A conversa de Vieira com Rubio se dá poucos dias depois de um telefonema entre Lula e Trump, ocorrido na segunda-feira (26/1). A ligação durou cerca de 50 minutos e abordou temas variados, incluindo propostas de cooperação internacional e questões bilaterais.
Na ocasião, ambos discutiram a iniciativa americana chamada “Conselho da Paz”, criada para coordenar esforços sobre conflitos globais, e o brasileiro sugeriu que a atuação do órgão fosse limitada à Faixa de Gaza, com representação da Palestina.
Telefonemas de Lula e Trump
Na conversa, também, constou a situação na Venezuela, e houve acordo preliminar para uma visita de Lula a Washington em março para aprofundar as discussões. Essa foi a terceira ligação entre os dois líderes.
Tais ligações ocorrem em meio a uma série de esforços diplomáticos entre Brasília e Washington para recuperar o ritmo de interlocução entre os dois países depois de um período de tensões no ano passado.
A relação entre Brasil e EUA passou por momentos de tensão no último ano, com disputas comerciais, críticas mútuas e a adoção de mecanismos punitivos como a Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.
Já o telefonema desta semana com Marco Rubio, um dos nomes mais influentes do Partido Republicano em temas de política externa, é mais um gesto de aproximação, que tem como objetivo organizar uma visita de Lula à capital norte-americana ainda este ano.









