MUNDO
Queda de teleférico deixa quatro mortos e um ferido grave no sul da Itália

Uma queda de teleférico deixou quatro mortos na Itália nesta quinta-feira, 17. Uma quinta pessoa ficou em estado grave após o acidente no Monte Faito, uma área turística próxima à cidade de Castellammare di Stabia, na região de Nápoles. O local é conhecido por oferecer uma vista privilegiada do Golfo de Nápoles e do vulcão Vesúvio.
Segundo os serviços de emergência, a vítima ferida, o operador do veículo, foi socorrida em estado extremamente grave e levada de helicóptero para um hospital da região. Conforme o jornal La Repubblica, os quatro mortos eram dois casais de turistas.
O acidente interrompeu o funcionamento do teleférico, e uma segunda cabine, que parou mais abaixo, precisou ser evacuada. Ao menos 12 passageiros foram resgatados com o auxílio de cordas, conforme a BBC.
O prefeito de Castellammare di Stabia afirmou à mídia local que a hipótese mais provável era o rompimento do cabo de tração durante a travessia do vale. “O freio de emergência funcionou na parte inferior, mas claramente não funcionou na cabine que estava prestes a chegar ao topo da montanha”, declarou. Ainda segundo ele, a linha passava por vistorias regulares de segurança.
O presidente da região da Campânia, Vincenzo De Luca, confirmou que todas as vítimas eram turistas. Ele também destacou que o mau tempo, com neblina, vento e chuva, dificultava o trabalho das equipes de resgate na área do acidente, que fica em uma região de difícil acesso.
