MUNDO
Quem é o bispo brasileiro que está na organização do funeral de Francisco e da escolha do novo papa

O bispo brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 65 anos, natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, é, desde 2020, vice-camerlengo da Igreja Católica e do Vaticano. Com essa função, ele é o segundo na hierarquia de religiosos que assumiram as funções administrativas após a morte do papa Francisco.
Dom Ilson está abaixo apenas do camerlengo, o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 2019. Entre as funções do camerlengo estão cuidar e administrar os bens e direitos temporais da Igreja durante a Sé Vacante e de verificar a morte do papa.
Funcionários diretos do pontífice, os camerlengos são responsáveis pelos ritos funerários após a morte do líder da Igreja e também por convocar o conclave, reunião que irá eleger o sucessor de Francisco.
O brasileiro cumpre ainda as funções de secretário do Colégio dos Cardeais e do Dicastério para os bispos. Ele foi ordenado padre em 1989, em Ribeirão Preto, cidade onde estudou Direito, Economia e Filosofia. Cursou ainda Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 1985.
Depois de exercer várias funções na Arquidiocese de Ribeirão Preto, como a de professor de Teologia e coordenador de pastoral, dom Ilson retornou a Roma em 2002 para cursar Teologia Dogmática, também na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em outubro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como secretário da Congregação para os Bispos, com a dignidade de arcebispo e recebeu do arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, a ordenação episcopal, tornando-se bispo
Morte do papa
O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e teve insuficiência cardíaca.
De acordo com o relatório médico, o papa tinha histórico de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral multimicrobiana, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.
Nesta quarta-feira, 23, às 6h, horário do Brasil, foi aberto ao público o velório do corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A visitação poderá ser feita até às 19h, horário de Brasília. Na quinta-feira, 24, e na sexta-feira, 25, a visitação será permitida das 2h às 19h, também de acordo com a hora do Brasil.
O funeral –com a presença de chefes de Estado– foi marcado para sábado, dia 26, às 5h, horário do Brasil — 10h no Vaticano.
Até o enterro, serão três dias de velório, com visitação pública ao corpo. Antes da liberação para entrada na basílica, uma fila quilômétrica já se formava nos arredores.
