Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Quem é o bispo brasileiro que está na organização do funeral de Francisco e da escolha do novo papa

Publicado em

Ao centro, Dom Ilson de Jesus Montanari durante a sua ordenação episcopal, em 2013 Foto: Reprodução/Arquidiocese de Ribeirão Preto/Facebook

O bispo brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 65 anos, natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, é, desde 2020, vice-camerlengo da Igreja Católica e do Vaticano. Com essa função, ele é o segundo na hierarquia de religiosos que assumiram as funções administrativas após a morte do papa Francisco.

Dom Ilson está abaixo apenas do camerlengo, o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, nomeado pelo próprio Francisco em 2019. Entre as funções do camerlengo estão cuidar e administrar os bens e direitos temporais da Igreja durante a Sé Vacante e de verificar a morte do papa.

Continua depois da publicidade

Funcionários diretos do pontífice, os camerlengos são responsáveis pelos ritos funerários após a morte do líder da Igreja e também por convocar o conclave, reunião que irá eleger o sucessor de Francisco.

O brasileiro cumpre ainda as funções de secretário do Colégio dos Cardeais e do Dicastério para os bispos. Ele foi ordenado padre em 1989, em Ribeirão Preto, cidade onde estudou Direito, Economia e Filosofia. Cursou ainda Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, em 1985.

Continua depois da publicidade

Depois de exercer várias funções na Arquidiocese de Ribeirão Preto, como a de professor de Teologia e coordenador de pastoral, dom Ilson retornou a Roma em 2002 para cursar Teologia Dogmática, também na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em outubro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como secretário da Congregação para os Bispos, com a dignidade de arcebispo e recebeu do arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, a ordenação episcopal, tornando-se bispo

Morte do papa

Continua depois da publicidade

O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e teve insuficiência cardíaca.

De acordo com o relatório médico, o papa tinha histórico de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral multimicrobiana, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, 23, às 6h, horário do Brasil, foi aberto ao público o velório do corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A visitação poderá ser feita até às 19h, horário de Brasília. Na quinta-feira, 24, e na sexta-feira, 25, a visitação será permitida das 2h às 19h, também de acordo com a hora do Brasil.

O funeral –com a presença de chefes de Estado– foi marcado para sábado, dia 26, às 5h, horário do Brasil — 10h no Vaticano.

Continua depois da publicidade

Até o enterro, serão três dias de velório, com visitação pública ao corpo. Antes da liberação para entrada na basílica, uma fila quilômétrica já se formava nos arredores.

 

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement