MUNDO
Quem é o brasileiro que pode ser a ‘zebra’ do conclave e escolhido como novo papa

Padres apostam em um cardeal brasileiro para assumir o papado. Com o início do conclave nesta quarta-feira, 7, diversos nomes despontam entre os favoritos para a liderança da Igreja Católica, mas um em específico pode surpreender na votação.
Segundo representantes brasileiros ouvidos pela colunista Mônica Bergamo, a votação pode dar ‘zebra’ e uma ‘zebra brasileira’. O nome apontado por eles é o de João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Maringá (PR) e de Brasília, que era muito próximo do papa Francisco.
O padre não está entre os favoritos, e também há mais chances de que o novo pontífice não seja latino-americano, mas Aviz é tido como uma surpresa por parte dos cardeais brasileiros.
Aviz e Francisco compartilhavam uma estreita amizade. Os dois assistiam juntos a partidas de futebol no Vaticano, por exemplo. Em 2013, ele chegou a aparecer na lista de “papáveis”, mas a liderança recaiu sobre o argentino Jorge Mario Bergoglio.
“Dom João Braz de Aviz administraria o que agora existe e abriria caminho para uma transição, na visão dos conservadores. Com isso, o próximo papa poderia ser um ‘mão pesada'”, disse um religioso ouvido pela colunista.
Entre os motivos que levariam Aviz a se tornar o novo papa está, em primeiro lugar, o conhecimento da Cúria como se fosse “sua própria casa”.
De linha progressista, o padre daria continuidade ao legado de Francisco, tendo em vista que a ‘sombra’ do pontífice e a abertura dada por ele a temas antes tidos como tabus ainda irão pairar sobre a Igreja Católica por um tempo.
