MUNDO
Quem são as jornalistas mulheres que estão cobrindo a guerra entre Israel e Hamas
Cobertura jornalistícas de guerra são sempre complexas, além de custosas. Os riscos são altos e, na maioria das vezes, repórteres são também especialistas nos territórios ou então internacionalistas, por isso são poucos os profissionais que atuam na área. Na atual guerra entre Israel e Hamas, três mulheres brasileiras acompanham de perto os conflitos.
São elas: Paola de Orte, da Rede Globo, Denise Odorissi da Record e a recém-chegada em Israel, Sabrina Abreu, da Band. Conheça um pouco mais cada uma:
Sabrina Abreu
A jornalista embarcou para Israel no dia 10 de outubro e, desde então, vem compartilhando relatos em seu perfil no Instagram, além das telas da Band. Autora de seis livros publicados, entre eles “Último Kibutz”, contribuiu para veículos como Folha de S.Paulo e O Globo.
Sabrina se formou em jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e é pós-graduada em Imagem e Culturas Midiáticas e Semiótica pela Universidade Federal de Minas Gerasi (UFMG). Nos últimos 5 anos, trabalha na comunicação da ONG israelita “StandWithUs”.
Denise Odorissi
Jornalista especializada em Política e Relações Internacionais, ela é correspondente da Record TV no Oriente Médio desde janeiro de 2023. Sua base anterior era Londres, onde foi correspondente da CNN. Ela já havia coberto conflitos na Síria e esteve na Itália quando o país se tornou o epicentro do coronavírus na Europa.
No dia 10 de outubro, Denise relatou, durante o telejornal “Fala Brasil”, que a casa onde vive em Tel Aviv quase foi alvo de um bombardeiro. “Um míssil ficou a 12 passos da minha casa. Ouvimos a sirene na escada, sabíamos que era aqui perto. Quando entramos na rua, vimos o que tinha acontecido. Foi um susto muito grande”, disse no programa.
Após o ocorrido, a correspondente foi transferida para um local mais seguro pela emissora e seu cachorro segue protegido em um bunker.
Paola de Orte
Talvez a corresponde de maior destaque com entradas nos jornalísticos da Globo News e da TV Globo, como o Jornal Nacional, é correspondente da emissora em Tel Aviv desde 2021.. Antes, atuou em Washington, nos EUA, e cobriu também o Palácio do Planalto em Brasília. No jornalismo impresso, atuou sobretudo no jornal O Globo.
Paola se formou em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fez mestrado em Relações Internacionais com foco em se tornar correspondente internacional. Um dos destaques da sua carreira foi a cobertura das tumultuadas eleições presidenciais dos EUA que elegeu Jon Biden.