Rainha é surpreendida com presente inusitado; saiba o que ela ganhou
Publicado em
17 de maio de 2022
por
Metrópoles
Joe Giddens - by WPA Pool/Getty Images
Qual presente você daria para a rainha Elizabeth se tivesse a oportunidade: uma pintura, um souvenir ou um buquê de flores? Enquanto não chega a chance de mimar a soberana, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, tratou de surpreender a monarca britânica com um mimo inusitado e um tanto grande nessa segunda-feira (16/5). O chefe de Estado deixou a soberana boquiaberta e feliz por ganhar um cavalo.
Com 96 anos, Elizabeth estava no Castelo de Windsor em um evento para cumprimentar a delegação liderada pelo presidente da Federação Equestre do Azerbaijão, Elchin Guliyev. Enquanto ela fazia as devidas saudações, os integrantes do grupo levaram o cavalo Karabakh, raça rara e famosa. Usados em eventos e corridas de resistência, esses animais são conhecidos por dispor de velocidade, agilidade, pelo brilhante e boa disposição.
Abaixo, confira uma foto do momento da entrega do presente:
Batizado de Shohrat, o animal não foi o único mimo do dia. Na ocasião, a rainha recebeu também duas esculturas requintadas de cavalos. As obras têm a assinatura do artista azerbaijano Faiq Hajiyev. Ao saber que ganhou um Karabakh de presente, a monarca fez o seguinte comentário de agradecimento à delegação: “Oh, muito gentil, muito generoso”.
Continua depois da publicidade
Recentemente, um cavalo da raça Karabakh foi vendido por 4 mil libras, isto é, R$ 86 mil. O presidente do Azerbaijão resolveu mimar a rainha Elizabeth com o animal após ser convidado pela Coroa britânica para desfilar nas comemorações do Jubileu de Platina da soberana em junho. De acordo com a Hello! Magazine, o país asiático costuma participar de eventos equestres da realeza, como o Royal Windsor Horse Show.
Os cavalos são uma das paixões de Elizabeth. Desde a infância, a soberana britânica se dedicou à equitação. Ela começou a montar aos 4 anos de idade e continuou a prática até os 1990. Conforme publicou a Hello! Magazine, Betinha — apelido dado pelos brasileiros à monarca — só parou a atividade no final de 2021 “devido ao desconforto”. A modalidade pode ser responsável pela saúde de ferro da rainha.
“Andar a cavalo é um treino de corpo inteiro, ajudando a aumentar seu equilíbrio e melhorar a postura também, é por isso que a postura da rainha sempre foi tão impecável”, explicou a Hello! Magazine.