MUNDO
Selfie com o papa: Visitantes são criticados por fotos com o corpo do pontífice

O corpo do papa Francisco está exposto no Vaticano desde esta quarta-feira, 23, e já recebeu milhares de visitantes que foram prestar suas homenagens ao pontífice que ficou à frente da Igreja por 12 anos.
Entre diversos registros nas redes sociais, destacam-se inúmeras selfies diante do corpo do sumo sacerdote. Nos comentários, internautas criticam a prática e falam sobre desrespeito ao luto e à intimidade de Francisco.
“Definitivamente não estaria na minha lista tirar uma selfie com o papa morto”, diz uma pessoa no X, antigo Twitter.
Outros internautas questionam se esses fiéis fariam o mesmo no velório de um ente querido ou alguém próximo.
A prática não é proibida pelo Vaticano e se tornou um problema recente, tendo em vista que Francisco é o primeiro pontífice a morrer em atividade na era moderna — Bento XVI renunciou ao cargo antes de falecer.
Coincidentemente Francisco também foi o primeiro papa a aparecer em uma selfie. Poucos meses após assumir o posto ele foi registrado ao lado de três adolescentes na Basílica de São Pedro.
Riccardo Aguiari, Martina Boiardi e Guglielmo Nicoli se aproximaram e pediram de modo informal “você pode tirar uma foto com a gente?”, Francisco aceitou de bom grado, contou Guglielmo para o Corriere de Bologna.
