Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Starship, maior foguete do mundo, explode no ar em seu 1º voo de teste

Publicado em

Esta imagem estática tirada de um vídeo da SpaceX mostra a SpaceX Starship decolando da plataforma de lançamento durante um teste de voo da Starbase em Boca Chica, Texas, em 20 de abril de 2023

Starship, o maior foguete do mundo, foi lançado nesta quinta-feira, 20, e explodiu no ar em seu primeiro voo teste, pouco depois da decolagem no Texas, segundo a transmissão de vídeo da empresa do bilionário Elon Musk. O gigantesco foguete decolou com sucesso, às 8h33 (10h33 em Brasília), da Starbase, a base espacial da SpaceX em Boca Chica, no estado americano do Texas. O propulsor estava programado para se separar da cápsula da Starship três minutos após o lançamento, mas a separação não ocorreu, e o foguete explodiu. “Parabéns equipe SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, escreveu Elon Musk, dono da empresa no Twitter. “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária.”, disse a conta oficial da empresa. “As equipes continuarão revisando os dados e trabalhando em nosso próximo teste de voo. Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente, a Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação do palco.”, acrescentaram. O lançamento de hoje acontece três dias depois do adiamento da primeira tentativa. Na ocasião, Elon Muk haviam informado que uma válvula de pressão parecia estar congelada, o que resultou no adiamento da operação. A Nasa, agência espacial americana, escolheu a cápsula Starship para transportar seus astronautas à Lua como parte da missão Artemis III, programada para decolar no final de 2025. A Starship consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga, e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros.

A SpaceX concluiu um teste de lançamento bem-sucedido de todos os 33 motores Raptor no primeiro estágio da Starship, em fevereiro. O propulsor Super Heavy foi amarrado ao solo durante o lançamento teste, também conhecido como lançamento estático, para evitar que decolasse. O foguete nunca voou em sua configuração completa, alimentado pelo primeiro estágio. A NASA levará astronautas à órbita lunar em novembro de 2024 usando seu próprio foguete espacial, o Space Launch System (SLS), que está em desenvolvimento há mais de uma década. O Starship é maior e mais poderoso que o SLS, gera 17 milhões de libras de empuxo, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V usados para enviar os astronautas das missões Apollo à Lua. A SpaceX espera lançar uma nave estelar em órbita e reabastecê-la para que possa continuar sua jornada para Marte ou além. A ideia de usar um lançador reutilizável é reduzir o custo das missões. Cada voo da Starship poderia custar “menos de US$ 10 milhões”, disse Musk no início do ano passado.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress