Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

MUNDO

Telescópio captura imagens incríveis de galáxias em espiral

Publicado em

O Telescópio James Webb surpreendeu pesquisadores do programa de Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS, em inglês), ao captar imagens de galáxias em espiral com uma proximidade impressionante. As imagens obtidas revelam detalhes incríveis de galáxias, algo nunca visto.
O projeto, que já utiliza outros telescópios, como o famoso Hubble, viu no Webb uma ferramenta única para aprimorar os estudos.

Dentre as descobertas, os pesquisadores conseguiram identificar buracos na distribuição de gás intergaláctico. Esses buracos se formaram quando uma ou mais estrelas explodiram em supernovas, dispersando o gás ao redor.

Outro ponto notável nas imagens é a observação do gás se espalhando para além da estrutura espiral da galáxia. Isso é algo extraordinário, pois geralmente só conseguimos ver a forma espiral a olho nu.

Continua depois da publicidade

O James Webb permitiu uma visão mais ampla, ao mostrar como o gás se dispersa para além das fronteiras visíveis da galáxia.

Além disso, as fotografias mostram o centro galáctico de forma tão brilhante que cria um pico de difração característico de objetos supersaturados em primeiro plano.

Essa intensidade luminosa no centro da galáxia fornece dados valiosos para os cientistas, permitindo uma análise mais aprofundada das características do objeto.

Erik Rosolowsky, um dos coordenadores do programa, expressou entusiasmo ao afirmar que a quantidade de análise possível com essas imagens é muito maior do que qualquer coisa que a equipe poderia realizar anteriormente. O James Webb não apenas forneceu retratos deslumbrantes, mas abriu novas perspectivas para a compreensão das galáxias em espiral e dos processos fascinantes que ocorrem dentro delas.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress