MUNDO
Testemunha que filmou carro de Diogo Jota discorda de relatório que aponta ‘alta velocidade’ como causa do acidente

Um caminhoneiro identificado como José Azevedo discordou nesta quinta-feira, 10, do relatório da Guarda Civil da Espanha sobre o motivo do acidente de carro do jogador Diogo Jota, de 28 anos, e de seu irmão, André Silva, de 26.
Jota e o irmão trafegavam em uma rodovia federal em Zamora, no noroeste da Espanha, na madrugada do dia 3 de julho, quando o pneu da Lamborghini em que eles estavam estourou. O veículo saiu da pista e pegou fogo logo em seguida.
Em entrevista ao jornal português Correio da Manhã, Azevedo afirmou que foi o responsável por filmar as primeiras imagens do veículo dos irmãos em chamas. Ele disse que tentou ajudá-los, mas que “devido ao impacto do acidente, nada se podia fazer”.
“[A família] tem a minha palavra de que eles não estavam com excesso de velocidade. Consegui ver a marca do carro, a cor do carro. Dirijo nesta estrada todos os dias, de segunda a sábado”, disse. Ele acrescentou: “Eles estavam super tranquilos”.
Segundo o jornal espanhol El Mundo, a alta velocidade é a principal suspeita da Guarda Civil, que também investiga um possível mau estado de conservação da pista como provável causa do acidente. É possível que o acidente tenha sido resultado de uma combinação desses fatores.
Casado há menos de duas semanas
O atacante do Liverpool Diogo Jota fez uma declaração de amor à esposa, Rute Cardoso, horas antes de morrer. “Um dia que nunca esqueceremos”, escreveu ele em seu perfil oficial no Instagram. Para acompanhar a citação, Diogo Jota compartilhou também um vídeo do casamento dos dois, que ocorreu em julho de 2025.
Nas imagens, o responsável pela cerimônia diz: “Queridos Rute e Diogo, hoje é um dia que marcará suas vidas. É o único dia em que conseguiram reunir, na mesma hora e no mesmo local, suas respectivas famílias e amigos para celebrar aquilo que realmente importa: o amor.”
Durante o discurso do cerimonialista, diversas imagens do casal —sejam no altar ou antes de chegar à igreja— ilustram o vídeo. Depois disso, o público acompanha um pouco do que rolou na festa de casamento.
Jota e Rute Cardoso se casaram em 22 de junho de 2025. O casal tinha três filhos. O mais velho é Dinis, nascido em 2021. O segundo menino veio em 2023 e, em novembro de 2024, a família ganhou uma menina. Eles viviam na Inglaterra, onde o jogador atuava desde 2020.
