MUNDO
Trump afirma que seu plano de paz é um ‘ótimo acordo’ para Israel

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (5) que seu plano de paz para acabar com a guerra na Faixa de Gaza é um “ótimo acordo” para Israel.
Faltando poucas horas para o início das negociações em Sharm el-Sheikh, no Egito, o republicano avaliou que as conversas sobre o tema estão “indo bem” e garantiu que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concordou em interromper os bombardeios no enclave palestino.
“É um ótimo acordo para Israel e para todos. Eles começaram a negociar nos últimos dias e estão negociando agora, vamos ver como vai acabar. Ouvi dizer que está indo muito bem”, disse o magnata.
De acordo com o site de notícias americano Axios, citando fontes da Casa Branca, Trump e Netanyahu tiveram um telefonema tenso após o Hamas ter dado sinal verde ao projeto de paz de Washington. Na ocasião, o presidente telefonou ao premiê para discutir o que considerava uma boa notícia, mas o líder israelense não concordou, e ouviu o aliado chamá-lo bruscamente de “negativo”.
O mandatário dos EUA voltou a dizer que o Hamas será “destruído completamente” caso se recusar a abrir mão do controle de Gaza, além de avaliar que a estrutura do plano de paz poderá sofrer algumas modificações durante as conversas com o movimento islâmico.
“Não precisamos de flexibilidade, porque praticamente todos concordam, mas sempre há algumas mudanças. Eles terão paz no Oriente Médio, se pensarem bem, pela primeira vez. Então, estou muito honrado em ser parte importante disso”, afirmou Trump.
