Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Trump ameaça elevar tarifas sobre a China a 155% e pressiona por novo acordo comercial

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.); e o presidente da China, Xi Jinping (à dir.) Foto: Ken Ishii/Pool/Getty Images - 28.03.2025 | Kevin Dietsch/Getty Images - 25.04.2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira, 20, aumentar para 155% as tarifas sobre produtos chineses, caso o presidente Xi Jinping não assine um acordo comercial considerado justo por Washington.

A fala se deu na Casa Branca, durante a assinatura de um acordo sobre minerais críticos com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. “Acho que a China tem sido muito respeitosa conosco. Eles estão pagando quantias enormes de dinheiro em tarifas. Como vocês sabem, eles estão pagando 55%. É muito dinheiro. A China está pagando 55%, e pode chegar a 155% em 1º de novembro, a menos que façamos um acordo”, afirmou Trump antes do encontro bilateral.

Continua depois da publicidade

Ainda no domingo, 19, Trump afirmou manter uma boa relação com o líder chinês, embora reconheça divergências. “Tenho uma relação muito boa com o presidente Xi da China. Estamos tendo disputas em alguns pontos. Eles estão nos pagando uma quantia enorme em tarifas. E provavelmente gostariam que fosse menos. Vamos trabalhar nisso. Mas eles também precisam nos dar algumas coisas”, disse.

No sábado, 18, a China concordou em realizar uma nova rodada de negociações comerciais com Washington “o mais rápido possível”, após o anúncio das novas tarifas. O compromisso foi estabelecido em uma videoconferência entre o vice-premiê He Lifeng e o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent.

Continua depois da publicidade

O republicano disse que os Estados Unidos já firmaram acordos comerciais com diversos países, que, segundo ele, “antes se aproveitavam” do país. “Agora, não mais”, apontou.

“Acredito que provavelmente vamos conseguir firmar um acordo comercial muito justo com o presidente Xi da China. Acho que a maioria de vocês vai estar lá. Vai ser muito empolgante”, acrescentou.

O presidente norte-americano já havia anunciado tarifas de 100% sobre produtos chineses e novos controles de exportação sobre ‘qualquer e todo software crítico’ a partir de 1º de novembro. As medidas se somam aos 55% de tarifas já em vigor sobre as exportações chinesas para os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement