MUNDO
Trump ameaça indústria Farmacêutica com tarifa de 100% e exige produção nos EUA

Washington, D.C. – Em uma jogada surpreendente, o ex-presidente Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 100% sobre a importação de produtos farmacêuticos de marca ou patenteados nos Estados Unidos, com início previsto para 1º de outubro. A medida drástica visa forçar as empresas do setor a transferir sua produção para o território americano.
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção [de uma fábrica nos EUA] já tiver começado”, declarou Trump em sua rede social, Truth Social, estabelecendo uma condição clara para evitar a taxação.
A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA), associação que representa a indústria farmacêutica, manifestou forte oposição à medida. A entidade argumenta que 53% dos US$ 85,6 bilhões em ingredientes utilizados em medicamentos consumidos nos EUA já são produzidos no país, com o restante proveniente da Europa e de outros aliados.
A ameaça de Trump reacende o debate sobre a dependência dos Estados Unidos em relação a medicamentos e insumos farmacêuticos importados, especialmente da China e da Índia. A medida pode desencadear uma nova escalada nas tensões comerciais, com potenciais impactos nos preços dos medicamentos e no acesso da população a tratamentos essenciais.
A indústria farmacêutica terá pouco mais de cinco meses para decidir se cede à pressão de Trump e anuncia investimentos em novas fábricas nos EUA, ou se arrisca a enfrentar a tarifa de 100%, o que pode inviabilizar a importação de diversos medicamentos e gerar um caos no mercado. A novela promete novos capítulos nos próximos meses.
