MUNDO
Trump anuncia redução de tarifas para importação de café, beneficiando produtores globais

Washington, D.C. – Em uma entrevista ao programa The Ingraham Angle, da Fox News, Donald Trump anunciou que os Estados Unidos vão reduzir as tarifas de importação que incidem sobre o café. Embora não tenha especificado quais países serão beneficiados, a declaração gerou expectativas no mercado global.
“Vamos reduzir algumas tarifas e vamos deixar entrar mais café. Tudo isso acontecerá muito rápido e com muita facilidade. É um processo cirúrgico bonito de se ver. Nossos custos de importação estão muito mais baixos”, afirmou Trump.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou a informação no programa Fox and Friends, prometendo “anúncios substanciais” nos próximos dias para reduzir os preços de produtos como café, bananas e outros itens não cultivados nos Estados Unidos. Bessent também indicou que os consumidores americanos começarão a sentir os efeitos positivos na economia no primeiro semestre de 2026.
Até 2024, os EUA eram um dos principais destinos do café brasileiro, importando cerca de 2 milhões de sacas de cafés especiais, gerando uma receita superior a US$ 550 milhões ao ano. O Brasil responde por mais de 30% do mercado de café nos Estados Unidos, sendo o principal exportador com 16% das exportações totais.
A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Itamaraty, que aguardam uma declaração oficial do governo norte-americano.









