MUNDO
Trump concede perdão a George Santos, ex-deputado condenado por fraude

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (17/10) a comutação da pena do ex-deputado republicano George Santos, condenado a 7 anos de prisão por fraude eletrônica e roubo de identidade. A medida, que equivale na prática a um perdão parcial, foi divulgada por meio da rede social Truth Social e garante a libertação imediata do ex-parlamentar.
Ao justificar a decisão, Trump comparou o caso de Santos a escândalos envolvendo políticos democratas e disse que o ex-deputado foi vítima de tratamento desigual.
“George Santos foi, de certo modo, desonesto, mas há muitos desonestos em todo o nosso país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão. […] George passou longos períodos em confinamento solitário e, segundo relatos, foi terrivelmente maltratado. Portanto, acabei de assinar uma comutação, liberando George Santos da prisão, IMEDIATAMENTE. Boa sorte, George, tenha uma ótima vida!”, escreveu Trump.
Santos, que tem pais brasileiros, representou Nova York na Câmara entre 2023 e 2024, se tornado um dos rostos mais controversos da política americana.
