O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social, nesta quarta-feira (16/7), para anunciar que fez um acordo com a empresa Coca-Cola para que ela passe a usar açúcar de cana para adoçar os refrigerantes e sucos da marca. Nos EUA, a Coca-Cola usa xarope de milho com alto teor de frutose para adoçar. A Coca-Cola é uma marca norte-americana criada em 1886.
“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana verdadeiro na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles concordaram. Gostaria de agradecer a todas as autoridades da Coca-Cola. Será uma ótima iniciativa deles — vocês verão. É simplesmente melhor”, afirmou Trump.
A empresa escolhe seus adoçantes de acordo com a oferta local. Diante disso, no Brasil e na França, o refrigerante é adoçado com sacarose, o açúcar branco. A diferença é que, no Brasil, ele é obtido da cana-de-açúcar e, na França, vem da beterraba. Nos Estados Unidos, o refrigerante leva xarope de milho com alto teor de frutose.
A Coca informou que a escolha dos insumos depende, além da disponibilidade de cada região, considera as características de preferências locais “visando proporcionar sempre a melhor experiência de sabor para os consumidores”.
A frutose usada nos Estados Unidos adoça 1,3 vezes mais que a sacarose da França e do Brasil. Além disso, a versão americana tem 11% de açúcar frente aos 10,6% da francesa.
Continua depois da publicidade