MUNDO
Trump diz que Maduro ofereceu riquezas da Venezuela em troca de trégua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (17/10), que Nicolás Maduro ofereceu riquezas naturais da Venezuela em troca de uma trégua na pressão militar de Washington sobre Caracas.
“Ele ofereceu tudo, você tem razão”, disse o líder dos EUA ao ser questionado sobre o assunto por repórteres na Casa Branca. “Sabe por quê? Porque ele não quer brincar com os Estados Unidos”.
Na última segunda-feira (13/10), a proposta de Maduro já havia sido revelada pelo jornal norte-americano The New York Times.
De acordo com a reportagem, o presidente chavista teria oferecido concessões nos setores de energia e mineração aos EUA, em troca de uma trégua política com Washington.
De acordo com Washington, a mobilização militar visa atingir o tráfico internacional de drogas — e mira, principalmente, um suposto fluxo de entrada de entorpecentes da Venezuela nos EUA.
A operação coincide com acusações norte-americanas contra Maduro, apontado como chefe do cartel de Los Soles. O grupo foi reclassificado, recentemente, como organização terrorista por Washington.
Muito mais que uma mudança de nome, a medida abriu brechas para a administração Trump autorizar operações militares em outros países, com a justificativa de combate ao terror.
