MUNDO
Trump retira EUA do Acordo de Paris, revoga 80 decretos de Biden e demite democratas do governo: ‘Acabou’

O primeiro dia do mandato de Donald Trump ainda não acabou. Empossado nesta segunda-feira, 20, o novo presidente dos Estados Unidos deu um discurso a apoiadores durante a noite, na Capital One Arena, e assinou diversas medidas na sequência. Entre elas, afirmou ter retirado os Estados Unidos do Acordo de Paris.
Trump atacou a energia eólica, mais sustentável em comparação a fontes de energia não renováveis. Em seus argumentos, também criticou a China, dizendo que não adianta apenas parte dos países terem energias sustentáveis se outra parte continua com a queima de combustíveis fósseis.
A promessa de sair do Acordo de Paris – tratado global que tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa – não é de agora. Em seu primeiro mandato, o republicano havia retirado o país do acordo, alegando que prejudicava a economia norte-americana.
Joe Biden, em 2021, reverteu a medida quando assumiu a Casa Branca. Agora, nesta segunda, Trump assinou mais uma vez um decreto retirando os EUA do tratado. Apenas Irã, Líbia e Iêmen também estão fora do acordo.
Para além da ação sobre o acordo climático, Trump também revogou 80 decretos da administração de Biden e demitiu “boa parte dos democratas de Biden”. “Acabou. Deveriam ser todos, mas, enfim, vamos ter que aguentar alguns deles, não tem jeito”, complementou.
Trump disse que agora irá contratar pessoas “competentes” e que sejam “leais ao público americano”. Além disso, anunciou que todos terão que voltar a trabalhar presencialmente.
Após o evento para apoiadores, o presidente dos Estados Unidos seguiu para a Casa Branca para assinar novas medidas. Entre elas, está a em referência ao perdão que dará aos “reféns do 6 de janeiro” – pessoas que atacaram o Capitólio dos EUA com o objetivo de impedir a posse de Joe Biden, que derrotou Trump em 2021.
“Vocês estão testemunhando o nascimento da era de ouro da América. Vamos trazer a América de volta”, disse Trump, em parte do discurso.
