MUNDO
Trump volta a ameaçar países do Brics sobre tarifas de 10%: ‘Muito em breve’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar, nesta terça-feira, 8, os países alinhados ao Brics sobre as tarifas de 10. Segundo o republicano, o Brics foi criado para desvalorizar o dólar.
“Qualquer um que faça parte do Brics receberá uma tarifa de 10% muito em breve”, disse Trump durante uma reunião com integrantes do gabinete na Casa Branca.
“O Brics não é um problema sério, mas eles estão tentando desvalorizar nossa moeda”, complementou o norte-americano.
Também nesta terça, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que os países do Brics são “soberanos e não aceitam intromissão”. O Brasil é parte do Brics.
Trump levantou a questão nesta segunda-feira, 7, quando fez uma publicação nas redes sociais ameaçando cobrar a tarifa adicional de 10% a “qualquer país que se aliar às políticas antiamericanas do Brics” e disse que “não haverá exceções a essa política”.
No mesmo dia, Lula logo criticou o posicionamento do republicano. “Eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos EUA ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperador”, disse.
Já em abril, Trump anunciou tarifas de 10% às importações brasileiras — o que não se concretizou, até o momento. À época, Lula afirmou que pretende negociar caso haja a imposição de tarifas para o Brasil. Caso não haja acordo, Lula aponta para a possibilidade de retaliar as tarifas.
