MUNDO
Ucrânia afirma ter matado agentes russos suspeitos de assassinar coronel da Inteligência

O Serviço de Inteligência da Ucrânia (SBU) afirmou neste domingo, 13, ter matado agentes russos de operações especiais suspeitos de assassinar o coronel Ivan Voronych, em Kiev. De acordo com a SBU, os indícios apontam para o envolvimento do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) no crime. As informações foram divulgadas pela CNN.
O coronel foi assassinado com disparos de arma de fogo na manhã de quinta-feira, 10. Fontes próximas à investigação relataram à CNN que as características do crime sugerem um assassinato encomendado..
Segundo a SBU, os suspeitos, um homem e uma mulher, tentaram ficar escondidos após o homicídio. No entanto, foram encontrados pelos investigadores na região de Kiev..
“Como resultado de investigações secretas e medidas ativas de contrainteligência, o esconderijo do inimigo foi descoberto. Durante a prisão, eles começaram a resistir, houve uma troca de tiros e os bandidos foram eliminados. Quero lembrar que a única perspectiva para o inimigo no território da Ucrânia é a morte!”, afirmou o chefe do serviço Vasyl Malyuk.
De acordo com as investigações do SBU, os suspeitos teriam sido instruídos a monitorar o coronel Voronych, mapeando seus movimentos e hábitos. Após estabelecerem os padrões da vítima, foram conduzidos a um esconderijo onde encontraram uma arma equipada com silenciador.
O Serviço de Segurança ucraniano ganhou destaque nas últimas semanas devido a um ataque surpresa com drones contra aeronaves militares russas em várias bases aéreas na Rússia, que causaram prejuízos bilionários e surpreendeu o mundo.
