Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Venezuela: Suprema Corte ordena que Delcy Rodríguez assuma como presidente interina após detenção de Maduro

Publicado em

CARACAS (VEN), 3 de janeiro de 2026 — A Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela determinou neste sábado que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma o cargo de presidente interino da nação, na sequência da detenção de Nicolás Maduro durante uma operação realizada pelas forças americanas na madrugada do mesmo dia.

A decisão judicial, publicada oficialmente no boletim do tribunal, estabelece que Rodríguez deve tomar posse “com o objetivo de assegurar a continuidade administrativa do país e a defesa integral da soberania e da nação bolivariana”. A Corte informou ainda que abrirá um processo de discussão jurídica para “definir o arcabouço normativo adequado que garanta o funcionamento do Estado, a condução do governo e a proteção dos interesses nacionais diante da ausência forçada do presidente eleito”.

Continua depois da publicidade

O movimento ocorreu horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que o governo americano passaria a administrar a Venezuela na esteira da captura de Maduro. Em resposta, Rodríguez apareceu em discurso na televisão estatal de Caracas, onde reiterou que Nicolás Maduro é o único presidente legítimo do país.

“Pedimos calma e convidamos todos os venezuelanos a se unirem na defesa da pátria. Estamos diante de um sequestro do nosso presidente e de uma tentativa de impor a dominação estrangeira. A Venezuela nunca mais será colônia de nenhuma nação”, afirmou a vice-presidente, que já assumiu as funções temporárias de comando conforme determinação da Suprema Corte.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement