Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Vice-secretário de Estado dos EUA afirma que Maduro “enfrentará justiça” após captura

Publicado em

Foto: vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau

WASHINGTON (EUA), 03 de janeiro de 2026 — O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, utilizou a rede social X para elogiar a operação militar dos EUA contra a Venezuela e afirmar que Nicolás Maduro será responsabilizado por seus atos. “Um novo amanhecer para a Venezuela! O tirano se foi. Ele agora – finalmente – enfrentará justiça por seus crimes”, destacou Landau em sua publicação.

O cargo de Landau no Departamento de Estado havia sido objeto de recentes esclarecimentos, quando o ex-embassador em México confirmou que ocupa a função de vice-secretário, um dos cargos mais altos da pasta liderada por Marco Rubio. Em sua postagem, ele também reproduziu o anúncio do presidente Donald Trump, que confirmou o ataque à Venezuela e a captura de Maduro juntamente com sua esposa.

Continua depois da publicidade

Maduro é acusado pelos Estados Unidos de liderar o Cartel dos Sólis, organização venezuelana de tráfico de drogas, e de colaborar com grupos como a FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), considerada terrorista por Washington. Em março de 2020, foi indiciado no Distrito Sul de Nova York por narco-terrorismo, conspiração para importar cocaína e posse de armas de fogo de grande poder de destruição. A recompensa pela sua detenção havia sido duplicada para 50 milhões de dólares em agosto de 2025, a maior da história do programa de recompensas contra narcotráfico dos EUA.

Além disso, desde 2019, mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, não reconhecem Maduro como presidente legítimo da Venezuela. Após a eleição presidencial de 2024, que teve seu resultado contestado internacionalmente, a administração americana reforçou as sanções contra o líder venezuelano e seus aliados, reafirmando o apoio ao candidato derrotado, Edmundo González Urrutia.

Continua depois da publicidade

https://x.com/DeputySecState/status/2007393216535081418?s=20

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement