MUNDO
Zelensky parabeniza EUA pelo 4 de julho: “É uma honra sermos aliados”
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou um vídeo nas redes sociais parabenizando os Estados Unidos pelo Dia da Independênica, comemorado nesta terça-feira, 4 de julho. Na mensagem, o líder ucraniano afirma que é uma “honra” para o país ser aliado “de tanto sonho, tanta coragem e tanta liberdade”.
“A bravura ucraniana domina as armas americanas e garante a democracia, que valorizamos igualmente. O amor ucraniano pela liberdade, com o seu apoio, acendeu uma nova e poderosa chama da liberdade em nossa parte da Europa, que não se apagará e garantirá que a tirania nunca mais passe pela Europa”, disse Zelensky.
“O sonho ucraniano de viver livremente, quando for coroado com a vitória na guerra brutal e não provocada desencadeada pela Rússia, dará nova energia à liderança americana”, prosseguiu o chefe de Estado.
Os Estados Unidos estão entre os principais aliados da Ucrânia na guerra contra a Rússia, inciada em feveireiro de 2022. Além do governo liderado por Joe Biden, países europeus, como Reino Unido, França, Espanha e Alemanha, enviam armamento e outras formas de apoio às tropas ucranianas.
“O mundo vê claramente agora — aquele que está com a Ucrânia está com a liberdade. E depois da nossa vitória, o mundo ficará convencido novamente — aquele que valoriza a liberdade sempre vence”, defendeu Zelensky.
Clique aqui para ver o vídeo, em inglês.
Apoio financeiro
Biden anunciou, no fim de maio, novo pacote de ajuda à Ucrânia durante encontro com Zelensky, no Japão, onde ocorre a cúpula do G7. Na ocasião, ele afirmou que a Casa Branca vai enviar US$ 375 milhões em munição, artilharia e veículos para o Exército ucraniano.