Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Zelensky usa terno em encontro na Casa Branca após críticas de Trump

Publicado em

Zelensky manteve corte mais militar, mas optou por um terno Foto: Reprodução/Anna Moneymaker/Getty Images

Em meio às negociações para um possível cessar-fogo na Ucrânia, que envolvem Estados Unidos, Ucrânia e Rússia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou de uma reunião na Casa Branca, nesta segunda-feira, 18, usando um terno e camisa social pretos. A escolha da roupa chamou atenção, já que, em encontros anteriores, ele havia sido criticado por Donald Trump por não vestir “trajes apropriados”.

Em fevereiro, Zelensky compareceu à Casa Branca com um uniforme de combate preto. Na ocasião, Trump ironizou dizendo que ele estava “todo arrumado”.

Continua depois da publicidade

O assunto voltou à tona quando o repórter Brian Glenn, aliado de Trump, questionou Zelensky sobre a ausência de terno, classificando a escolha como ofensiva. O presidente ucraniano respondeu: “Vou usar a roupa quando a guerra terminar”. A cena viralizou nas redes sociais e o encontro terminou em uma discussão acalorada.

Diante do episódio, antes da reunião desta segunda-feira, a Casa Branca chegou a perguntar a autoridades ucranianas se Zelensky usaria terno, segundo o site americano Axios.

Continua depois da publicidade

Diferente da última visita, desta vez o líder ucraniano optou por um traje formal. Glenn, que o havia criticado, elogiou: disse que Zelensky estava “fabuloso no terno”. Trump apoiou o comentário: “Eu disse exatamente a mesma coisa”.

O encontro tem como pauta principal as negociações para encerrar a guerra que já dura desde 2022 e reúne sete líderes europeus ao lado de Zelensky: Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Friedrich Merz (Alemanha), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Mark Rutte (Otan), Giorgia Meloni (Itália) e Alexander Stubb (Finlândia).

Segundo diplomatas ouvidos pela agência alemã Deutsche Welle, alguns desses líderes — como Meloni, Stubb e Rutte –foram convidados também para acalmar os ânimos caso Trump voltasse a atacar Zelesky verbalmente.

Continua depois da publicidade

A reunião ocorre três dias após o encontro de Trump com o presidente russo Vladimir Putin, no Alasca. Na ocasião, Trump afirmou que não houve acordo para um cessar-fogo, mas disse que houve avanços nas discussões.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement