POLÍCIA
Acreano é brutalmente assassinado a facadas por vizinho em Porto Velho
Na noite do último sábado (3), Odair José Tavares de Vasconcelos, de 37 anos, natural de Cruzeiro do Sul, foi brutalmente assassinado em Porto Velho (RO) após ser atingido com três facadas por seu vizinho, um açougueiro que ainda não teve o nome identificado.
De acordo com informações de um amigo da vítima, a família havia se mudado recentemente para Porto Velho em busca de melhores condições de vida e trabalho. A filha mais velha de Odair havia sido aprovada na Faculdade Federal de Porto Velho e planejava concluir sua graduação na capital de Rondônia.
Segundo relatos do amigo, Odair trabalhava com instalação de câmeras e era conhecido por sua dedicação e esforço. Ele também era pai de um menino autista de 4 anos, que aparentemente não era bem-visto por um dos vizinhos. A vizinha constantemente reclamava do comportamento da criança, alegando que ele jogava pedras em sua casa e danificava o telhado, causando goteiras no interior da residência. Em uma tentativa de apaziguar a situação, a mãe do menino ofereceu-se para realizar os reparos necessários caso a vizinha informasse o que precisava ser consertado.
No dia do crime, a criança jogou uma lata com linha no quintal da vizinha, que, de forma agressiva, foi até a mãe do menino e fez ameaças, dizendo que se o marido dela soubesse do ocorrido, as coisas não ficariam assim.
A esposa de Odair relatou que estava chegando em casa e decidiu parar em uma distribuidora quando avistou o marido saindo de uma farmácia e entrando em seu veículo. Ela informou ao filho mais velho, que a acompanhava, que não chamaria o marido, pois os dois iriam caminhar lentamente para casa. Testemunhas afirmaram que, ao chegar em casa e descer do carro, Odair foi surpreendido pela mulher do acusado, que começou a empurrá-lo. Em seguida, outras três pessoas se aproximaram dele, duas seguraram a vítima e o acusado desferiu três facadas.
O crime foi presenciado pelos dois filhos de Odair, uma jovem de 18 anos e o menino de 4 anos, que viram seu pai ser morto. Após o ataque, os acusados fugiram do local e até o momento não foram capturados. A esposa da vítima chegou em casa e encontrou os filhos chorando em cima do pai, que já estava sem vida no chão. A perícia criminal foi acionada e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
O corpo de Odair será trasladado de Porto Velho para Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira (5), onde será velado por familiares e amigos. Segundo o irmão da vítima, ele morava no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul, e havia ido para Porto Velho em busca de trabalho, onde permaneceu por mais de 10 anos. Em 2023, ele retornou ao Acre, mas após 7 meses sem encontrar oportunidades de emprego, decidiu voltar para Rondônia.