POLÍCIA
Candidato em vestibular de medicina é preso por colar durante prova em São Paulo
Um estudante de 19 anos foi preso em flagrante na tarde do último domingo, 22, por fraude em uma prova de vestibular. O aluno era candidato no Vestibular 2024 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que ocorria em Ribeirão Preto, e foi descoberto por um fiscal enquanto usava o celular para realizar o exame. O aparelho também foi apreendido.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), policiais militares foram acionados para atender a ocorrência. O aluno foi conduzido pelos agentes para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto, onde foi indiciado.
Ainda de acordo com a secretaria, o crime previsto por colar em uma prova de vestibular é o de fraude em certames de interesse público, conforme consta no Código Penal. O candidato foi liberado após pagar fiança.
O exame era aplicado pela Fundação Vunesp, que, ao verificar o descumprimento do edital por parte do estudante, o desclassificou do vestibular e “tomou todas as providências cabíveis”. Em nota, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo lamentou a tentativa de fraude, que chamou de “atalhos desonestos” buscados pelo estudante.
“No decorrer desse processo seletivo, um candidato foi identificado tentando utilizar seu telefone celular, e os fiscais da prova prontamente detectaram essa tentativa. Conforme as diretrizes estabelecidas no edital, o candidato em questão foi imediatamente desqualificado do Vestibular, sendo também reportado às autoridades competentes. A polícia foi acionada, e o indivíduo foi encaminhado à delegacia, onde as medidas legais cabíveis foram tomadas”, diz a faculdade.