Após denúncias, nove cães foram resgatados de um canil clandestino, nesse domingo (16/1), em São Sebastião. Os animais estavam em situação insalubre, maltratados, doentes, famintos, sujos e, um deles, estava morto quando a polícia chegou ao local.
De acordo com vizinhos, a residência funcionava como um canil clandestino e os animais eram usados para reprodução e venda. Após os cães ficarem há muitos dias em condições insalubres, a vizinhança decidiu registrar boletim de ocorrência, com o auxílio da advogada Ana Paula de Vasconcelos, representante da Comissão de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB-DF).
No local, os policiais da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) identificaram o crime de maus tratos, realizando a apreensão dos animais que ficaram sob responsabilidade de ONGs de Proteção Animal.
“Quando eu cheguei lá percebi que os animais estavam com muita sede e fome, em um ambiente muito sujo. E, infelizmente, para um deles o socorro veio tarde, pois já estava morto no local. O canil clandestino vendia os filhotes por R$ 800”, conta a advogada Ana Paula de Vasconcelos.
Um homem se identificou como o responsável pelos animais e acabou preso em flagrante. O autor declarou que o dono do canil estaria viajando.