Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Crimes cibernéticos: denúncias caem, mas SaferNet alerta para aumento de casos de saúde mental online

Publicado em

Apesar da queda de 33% nas denúncias de crimes cibernéticos em 2024, a SaferNet alerta que a redução não significa diminuição dos crimes. O número de denúncias, apesar de menor que em 2023, ainda é expressivo.

A ONG aponta que a mudança na forma como esses conteúdos circulam, com o uso de grupos fechados em aplicativos de mensagens, pode ter influenciado a queda nas denúncias. Além disso, as redes sociais têm sido usadas como “iscas” para atrair usuários para esses grupos.

Continua depois da publicidade

Outro dado preocupante: o Helpline da SaferNet registrou um aumento de 79% nos atendimentos relacionados à saúde mental, com foco no uso da internet. O problema se tornou o terceiro mais comum, atrás apenas de casos de exposição de imagens íntimas e problemas com dados pessoais.

O Dia da Internet Segura, celebrado nesta terça-feira (11), destaca a importância da união de esforços para promover um ambiente digital mais seguro e responsável. A SaferNet incentiva a denúncia de crimes cibernéticos, como abuso sexual infantil e crimes de ódio, por meio do site www.denunciar.org.br.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement