Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Defesa considera bombas “episódio isolado”; GLO no G20 começa hoje

Publicado em

Bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes. Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ministro da Defesa, José Múcio, considerou que as explosões provocadas por Francisco Wanderley Luiz em Brasília nesta quarta, 13, foram um “episódio isolado”. E que isso não impacta no planejamento de segurança para o G20, evento que ocorre no Rio de Janeiro com a reunião das principais lideranças do mundo neste final de semana e no início da próxima semana. A avaliação foi feita à coluna na manhã desta quinta, 14.

O Exército foi acionado após as explosões para aumentar a segurança e isolar a área do Palácio do Planalto. Equipes fizeram varredura procurando por bombas com cães farejadores e reforçaram a proteção aos palácios do Alvorada e Jaburu, residências oficiais do presidente e vice.

As Forças Armadas serão as responsáveis pela segurança dos chefes de Estado no G20. Nesta quinta entrou em vigor a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O decreto assinado pelo presidente Lula (PT) autoriza “emprego das Forças Armadas no período de 14 a 21 de novembro de 2024”. A ação tem apoio da Polícia Federal e deve se concentrar no Aterro do Flamengo e na orla da Zona Sul, por onde as autoridades se deslocarão.

Continua depois da publicidade

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress