Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Desmantelando a Corrupção: Operação do Ministério Público do Pará revela fraudes em licitações

Publicado em

Uma operação coordenada pelo Ministério Público do Pará (MPPA) desencadeou a execução de 27 mandados de busca e apreensão em uma investigação sigilosa que visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em crimes licitatórios em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado.

Empresários e agentes públicos estão sob escrutínio por participação em fraudes que resultaram no desvio de centenas de milhões de reais dos cofres públicos. Durante as buscas, foram apreendidos meio milhão de reais e 17,6 mil euros em espécie, juntamente com armas e munições ilegais.

Batizada de “Operação Locus II – fase Terra comPrometida”, a ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com a execução de mandados em Canaã dos Carajás e Parauapebas. Até o momento, não houve prisões decorrentes da operação.

Continua depois da publicidade

As determinações emanaram da Vara de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com a imposição de medidas cautelares para salvaguardar as provas e garantir a continuidade das investigações.

De acordo com as investigações, a quadrilha operava um esquema sofisticado de manipulação do processo licitatório, envolvendo práticas fraudulentas como a frustração do caráter competitivo das licitações, fraude em contratos, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais. A operação representa um passo significativo no combate à corrupção e na busca pela transparência e integridade no setor público.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress