Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Em 2021, qualidade do ar no Acre foi melhor que anos passados, diz plataforma

Publicado em

Ao longo de 2021, a qualidade do ar no Acre foi em geral um pouco menos danosa à saúde que em 2019 e 2020, segundo se pode observar na plataforma Acre Qualidade do Ar, uma iniciativa do Ministério Público do Estado presente em todos os municípios acreanos.

Em 2019, o maior número de dias com concentração de material particulado no ar chegou a 61 no mês de agosto; em 2020 foram 65 dias, e 2021, 48 dias com concentração de material particulado superior a 15 µg/m3. Para efeito de comparação, o limite aceitável pela Organização Mundial de Saúde é 2,5 ug/m3.

A plataforma começou a ser implementada em junho 2019, quando se tornou operacional aquela que é considerada a maior rede de monitoramento da qualidade do ar da Amazônia, baseada em sensores PurpleAir PA-II-SD de baixo custo e conceito inovador da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) que se conecta a uma rede internacional, com disponibilização de dados em tempo real e de forma gratuita. Foram instalados 30 sensores, distribuídos nas sedes dos 22 municípios do Estado do Acre.

Continua depois da publicidade

Esta ação foi realizada pelo MP em parceria com a Universidade Federal do Acre, Tribunal de Justiça e vários outros órgãos.

Propaganda
Advertisement